Sunday, July 17, 2005

Nouvelle Vague

Imaginem isto: um disco de músicas dos fins dos anos 70/princípio dos anos 80, músicas escuras, a roçar o depressivo, o gótico; músicas que expressavam desprezo pelas gerações passadas e desinteresse pelas gerações vindouras.
Agora dêem-lhes um toque de bossa nova e ritmos das chamadas novas tendências e com o que é que ficam? Nouvelle Vague.

Nouvelle Vague

Encontrei este disco por acaso, na Fnac, enquanto procurava algo do género para a dama lá de casa. O que me chamou a atenção foi a capa. Levei para ouvir e a música que ouvi era mesmo o que estava à espera que fosse: uma música calma, relaxante, que passa por lounge. O diabo (que costuma se esconder nos detalhes) eram as letras: eu conhecia a letra da primeira música, e a da segunda, e a da terceira e a da quarta, apesar de que, com a música que as acompanhavam, me parecerem irremediavelmente deslocadas (principalmente a da terceira - estes gajos andavam a brincar com uma música, já de si perfeita, dos mais que perfeitos Tuxedomoon. Qué que se passa?!?).

Eu não queria gostar deste objecto estranho que estava a brincar com a minha memória (My Precious!). Era como se o facto de me ver a gostar deste disco equivalesse a renunciar aos meus ideais de outrora (e de sempre?), muitos deles moldados com a ajuda de alguns destes grupos (destaque outra vez para os Tuxedomoon.)
Mas afinal, se se passa alguma coisa, é comigo, pois as músicas não me saem da cabeça.
Aqui vai o alinhamento para os mais curiosos:


  • "Love Will Tear Us Apart" (original dos Joy Division)
  • "Just Can't Get Enough" (original dos Depeche Mode)
  • "In A Manner Of Speaking" (original dos Tuxedomoon)
  • "Guns Of Brixton" (original dos The Clash)
  • "This Is Not A Love Song" (original dos P.I.L.)
  • "Too Drunk To Fuck" (original dos The Dead Kennedys)
  • "Marian" (original dos The Sisters Of Mercy)
  • "Making Plans For Nigel" (original dos XTC)
  • "A Forest" (original dos The Cure)
  • "I Melt With You" (original dos Modern English)
  • "Teenage Kicks" (original dos The Undertones)
  • "Psyche" (original dos Killing Joke)
  • "Friday Night Saturday Morning" (original dos The Specials)
  • "Sorry For Laughing" (original dos Josef K)
  • "Wishing (If I Had A Photograph Of You)" (original dos Flock Of Seagulls)



np: "Making Plans For Nigel", Nouvelle Vague.