Tuesday, February 22, 2005

Bon jour, tristesse

Devo dizer que nunca fui de ouvir muita rádio. Parece-me perda de tempo.

É impressionante como os melhores discos do ano passado foram olimpicamente ignorados pelas estações de rádio da Madeira. Das listas de melhores discos do ano passado que vi em algumas publicações (virtuais e em papel), só me lembro de ter ouvido na rádio uma ou outra música dos Franz Ferdinand e The Streets.

E isto não é de agora. Desde que comecei a me interessar por música, a rádio nunca me serviu de apoio para saciar a minha curiosidade em relação a bons grupos emergentes.

As excepções que conheço são os programas "Grande Sofá" e "Noites de Vigília", os dois na Antena 3, que, estes sim, passam música actual, embora estejam limitados a géneros parecidos (Chill Out e Lounge, principalmente). Já não é mau, mas podia ser muito melhor.

Onde anda o rock, o jazz, a música electrónica e mesmo o Hiphop (do qual não sou grande fã, mas há quem goste muito, e é o género musical que mais cresceu nestes últimos anos (dez?) nos EUA, UK e grande parte do resto do mundo). Na música clássica não me meto, pois é muito raro sintonizar a Antena 2, mas que las hai, hai, só não sei em que parâmetros. A chamada música global (ou étnica, como preferirem), parece que tem um bastião, também na Antena 3, mas não sei o nome do programa.

A música que passa na rádio, é de dois tipos: ou são os últimos êxitos (de há dois anos para cá) dos cantores ou cantoras da moda (Britney Spears, Madonna, et al) ou então é música que já tem, pelo menos, 5 anos (sendo que uma boa parte já vai nos 30!!!). Numa altura em que por todo o mundo se faz música bastante boa, não se compreende como é que as rádios da Madeira continuam a insistir com Supertramp, Pink Floyd e outros do mesmo género, quase todos os dias. Não é que estes grupos tenham feito música má, é que há programas específicos para eles ("Pérolas Perdidas", por exemplo), de maneira que não havia necessidade de estes ainda ocuparem o resto do tempo de antena.



np: "Radio Ass Kiss", The Wonder Stuff