Sunday, February 06, 2005

Próxima Paragem: Moscovo

Planos para a próxima viagem de médio/longo curso: Moscovo e São Petersburgo.

Não sei bem porquê, mas desde pequeno, a Rússia e o seu povo sempre me fascinaram. Talvez por o meu pai ter lá estado, de férias, quando eu tinha 5 anos, ou talvez ele mesmo tivesse esse fascínio (não sei se tinha) e mo tivesse transmitido, inconscientemente. O que é certo é que, em pequeno, quando havia discussões entre mim e os meus vizinhos sobre qual a nação mais poderosa e avançada do mundo (isto na altura da guerra fria), a minha posição era sempre claramente definida como uma firme apoiante da causa da então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (baseado em quê, não me lembro).



Já tenho os fiáveis guias Lonely Planet para essas duas cidades com o seu quê de exótico, e ontem comecei a ler o de Moscovo, começando pelo princípio, ie a história da cidade.

Segundo o guia, a cidade foi fundada na aurora do milénio passado, no séc. XII, embora o Kremlin (ou uma versão preliminar deste) tenha sido construído no século anterior. Uma cidade rica em história, portanto, se bem que uma grande parte tenha sido obliterada como parte da herança comunista que, entre outras coisas, não hesitou em demolir marcos históricos, no seu "avanço" em direcção a uma capital do proletariado. Entre os monumentos demolidos nessa época contam-se o "Arco do Triunfo", mandado erigir por Pedro, o Grande, em comemoração da vitória sobre o exército de Napoleão e, ironicamente, tomando como exemplo o próprio "Arco do Triunfo" dos Campos Elísios (entretanto, este monumento foi restaurado e reconstruído) e a maior torre da cidade, com 90 metros de altura, também mandada erigir por Pedro, o Grande.

Ao ler sobre Moscovo, fico com a impressão que a história desta cidade espelha a história do povo que a construiu e que nela vive, tendo sido, como foi, por vezes completamente devastada por tiranos despóticos e povos invasores sem escrúpulos, mas conseguindo sempre se reconstruir e recompôr.



I get knocked down

But I get up again

You're never gonna keep me down