Friday, July 22, 2005

Lisboa 5 - Fora de Lisboa

O dia começou mal. Apanhámos o autocarro para ir à rent-a-car alugar o carro e, quando já íamos a meio caminho, lembrei-me que tinha-me esquecido de levar o cartão de crédito (o tal do "Don't leave home without it"). Tivemos que voltar atrás, o que foi uma seca, mas não íamos chorar sobre o leite derramado, sobretudo quando daí a algumas horas estaríamos no TROMBA RIJA, que, apesar do nome, tem muitas razões para ser famoso, e nenhuma delas tem a ver com leite.

Na rent-a-car passaram-nos para as unhas um Hyndai Getz, 1.1, a gasolina, que até andava bem, mas não tinha colete reflector: "Amigo, você não tem problemas nenhuns. Se apanhar alguma multa, a responsabilidade é toda nossa." Fomos à confiança.Saímos de Lisboa, pela auto-estrada, seguimos as indicações que estão no site e não tivemos problemas em lá chegar.

Multiply
A banda sonora desta viagem foi o álbum Multiply, de Jamie Lidell, até a passageira que ia ao meu lado não se conseguir conter mais e ter mudado para rádio, fazendo alguns comentários menos próprios sobre o estilo musical do disco em causa e chegando mesmo ao ponto de dizer algumas obscenidades sobre o artista. Pela minha parte, não o conhecia (nem dos Super_Collider, nem de quando ele veio tocar à Madeira) e tudo o que posso dizer neste momento sobre o disco é: tem que ser melhor digerido.

Digerir, e muito, foi o que foi preciso fazer no verdadeiro jardim de delícias que é o Tromba Rija. Apresentámo-nos à chegada (eu tinha reservado) e encaminharam-nos logo para a sala das entradas, dizendo-nos que quando saíssemos já teríamos uma mesa composta à nossa espera. E tinham mesmo. Pedimos vinho (tinto, claro) e trouxeram-nos uma garrafa de um do Ribatejo (cujo nome não me recordo). Na sala das entradas tinha de tudo um pouco do que é comestível, como pude comprovar das três vezes que lá fui (saindo sempre com o prato bem recheado). Não houve espaço estomacal para o prato principal, mas ainda coube umas amostras das sobremesas.
Sendo a nobre casa Tromba Rija uma instituição com cerca de 50 anos, é natural que o pessoal que lá trabalha já se tenha apercebido de certos comportamentos dos clientes, como por exemplo que: a partir das sobremesas já ninguém se consegue levantar, tal é o inchaço das suas reverendas panças. Assim (pelo menos, suponho que seja por isto), a partir das sobremesas, o resto das coisas são trazidas à mesa: a travessa de frutas, a bica, o porto, a aguardente, a amêndoa amarga, a água com gás, os frutos secos, e finalmente, la piéce de resistance, o saquinho com tabaco e mortalhas.Resumindo: a comida é boa, o serviço atencioso e a atenção para que não nos falte nada é tanta, que fiquei com um peso na consciência por ter fanado o cinzeiro.

Fananço


np: "Grand Guignol", Naked City.